A Diretoria e os membros da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia agradecem a todos os participantes do Congresso Franco Brasileiro de Oncologia.
Na sua VI edição esse Congresso foi um imenso sucesso, tivemos a presença de mais de 1500 participantes de todo pais, alguns da Europa (Portugal, França, República Tcheque) e também dos EUA. Os palestrantes internacionais, em número de 32, eram os maiores expoentes de suas áreas de atuação, e 109 brasileiros os mais importantes em suas especialidades.
No Câncer de Mama da Bélgica a Professora Martine Piccart e Christos Soutiriou, da França Moise Namer, Joseph Gligorov, Frédérique Pernault Llorca, Hugo Marsiglia, dos EUA Lodovicco Balducci e Margareth Kemeny, durante 3 dias inteiros fizeram toda a atualização do tratamento da doença, apresentaram os próprios trabalhos e publicações, fizeram analises críticas dos trabalhos mais relevantes sobre os últimos dados da literatura. No final de cada dia tivemos apresentações de casos clínicos com discussão e votação interativa.
O II Fórum de Oncologia Molecular, está definitivamente nos temas incluídos no Congresso franco Brasileiro, e cada vez mais esse assunto fica importante na área da oncologia. Essa sessão foi coordenada pelo do Dr. Cláudio Casalli onde se discutiu as novas técnicas para diagnóstico e tratamento do câncer em geral. Foram realizadas várias sessões práticas como a extração do DNA por exemplo. Dentro dos palestrantes são os Professores internacionais Mercedes Robledo, Jeffrey Weitzel. Nos Cânceres do trato Gastrointestinal tivemos a presença dos Professores Aimery de Grammont, Jeffrey Weitzel e também dos Drs. Roberto Gil do INCA, Maria de Lourdes, Rene Gansl, Andre Murad, Bruno Vilhena Pereira, que com casos clínicos e palestras fizeram uma total reciclagem do tratamento do câncer do cólon e do reto. Tivemos a discussão de casos clínicos com votação interativa A ASCO (American Society of Clinical Oncology) em uma renovação da parceria anterior fez um Curso Avançado com o tema do Tratamento do Câncer do paciente idoso.
A organização e a orientação dessa mesa foram do Professor Leigh Passman. Participou da sessão, além dos palestrantes representando o ASCO, os Professores Lodovicco Balducci e Margareth Kemeny do EUA, a participação da Sociedade Brasileira de Geriatria, sessão Rio de Janeiro. Esse tema foi um assunto importante, que mobilizou uma plateia em maioria de jovens oncologistas.
A V Jornada de Radioterapia foi como sempre um sucesso imenso, com a presença de uma grande parte da comunidade de radioterapeutas do Brasil. Os Professores Jean Bourhis, do Instituto Gustave Roussy, Presidente do ESTRO, Eric lartigau , Presidente da Sociedade Francesa de Radioterapia, Hugo Marsiglia da França e da Espanha, Jose Samblas e Gustavo Garcia da Espanha, Karla Torzsok, Gustave Oliveira dos EUA, falaram de todas as novas técnicas de radioterapia como a tomoterapia, o cyberknife. Os radioterapeutas brasileiros Drs. Paulo Novaes, João Vitor Salvajoli, Carlos Montenegro, animaram as discussões. A IV Jornada de Cirurgia Torácica teve a presença do eminente cirurgião torácico americano Garett Walsh e como sempre organizada e animada pelo Professor Rui Haddad como organizador da sessão fez participar, do Brasil os Drs. Carlos Gil e Mauro Zamboni, Paulo de Biase do INCA, Ricado Beyruti da Universidade de São Paulo, Clarissa Mathias e Clarissa Baldotto. Além da cirurgia torácica teve uma sessão pulmão durante 2 dias onde foi apresentado pelo Professor Benjamin Besse Chefe do comitê pulmão do Institut Gustave Roussy os fatores prognósticos, as classificações moleculares, e as novas terapêuticas.
Nos sarcomas tivemos um dos maiores especialistas mundiais sobre essa temática, Axel Lecesne do Instituto Gustave Roussy que resumiu todas as novas classificações. Os tratamentos evoluíram muitos esses últimos anos e Dr. Lecesne apresentou os tratamentos a nossa disposição da primeira linha de tratamento. No Câncer de Cabeça e Pescoço o Dr. Christian Domenge, Jean Bourhis e Daniel Hercherhorn, Luis Paulo Kowalski, Fernando Maluf, discutiram as novas técnicas de tratamento da doença. Os Tumores Ginecológicos foram orientados nas doenças relacionadas a HPV e por isso tivemos a Professora Luiza Villa especialista desse assunto. Tivemos a III Jornada de Psicologia Oncológica com a organização das Dras. Cristina Volker, e Jane Borges, e a participação de um palestrante Argentino o Professor Marcelo Esteban Gato com ótima repercussão. Tivemos 10 trabalhos científicos que foram selecionados como orais, e 447 como apresentações na forma de pôster, numa inédita seleção de trabalhos. Tivemos apoio importante da indústria farmacêutica, com a presença de Roche, GlaxosmithKline, Lilly, Boeringher, Novartis, Merck, Pfizer, AstraZeneca, Libbs, Bergamo, Sanofi-Aventis, Lead Physician, Oncoprod, Pierre Fabre, e da França a Sociedade France Oxygene que nos ajudaram a realizar um grande congresso. A revista Pratica hospitalar ajudou na realização dos anais do Congresso.
As Sociedades Cientificas SBC (Sociedade Brasileira de Cancerologia), SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), SLACOM (Latin América and Caribe Medical Oncology Society), Institut Gustave Roussy, ASCO (American Society of Medical Oncology), Ambassade de France no Brasil, INCA forma de parceria e ajuda exemplar para a multidisciplinaridade do VI Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. Tivemos a nova edição do Prêmio Gustave Roussy que foi outorgado a Prof. Aimery DeGrammont e o Premio Jose Francisco Xavier Sigaud que foi outorgado a Profa. Luísa Villa.
Carla Ismael (Brasil)
Christian Domenge (França / Brasil)
Thomas Tursz (França)