IV Congresso Franco Brasileiro de Oncologia

CONGRESSO FRANCO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA – 2006

O IV Congresso Franco Brasileiro de Oncologia foi um enorme sucesso!

Tivemos a presença de 30 convidados internacionais do mais alto nível, e a presença de 650 médicos brasileiros inscritos.

A líder do BIG (Breast International Group) Martine Piccart falou sobre o Perfil Molecular e o que vai mudar no futuro o tratamento do Câncer de Mama e também o uso da Herceptina no tratamento adjuvante.

A discussão de casos clínicos com o sistema interativo foi muito animada, tivemos a presença do Dr. Alain Monnier, um dos líderes do trial sobre o Letrozole em câncer de mama e do Dr. Fabrice André, que está envolvido nos fatores preditivos para o câncer de Mama.

O Dr. Mauricio Magalhães teve o ponto de vista do mastologista para os casos clínicos.

Na sessão de câncer Colon Retal tivemos um verdadeiro show de didática nas apresentações do Prof. Aimery  De  Gramont   líder  do GERCOR ( Groupe d´étude et Recherche en Oncologie), que mostrou toda a atualização no tratamento desta doença. O Dr. Roberto Gil fez brilhante apresentação do tratamento da doença metastática e de casos clínicos com o sistema interativo, juntamente com o Dr. Paulo Hoff.

No câncer de Pulmão as conferencias de Thierry Le Chevalier, líder do IALT ( International Adjuvant Lung trial) que mostrou toda atualização do tratamento adjuvante, e de Jean Charles Soria, com o fator ERCC1 preditor da resposta a cisplatina no tratamento quimioterápico desta doença.

O Câncer de Mama teve ainda a participação de Moise Namer, que mostrou a atualização 2006 da meta analise de Peto, a quimioterapia neoadjuvante, e os organogramas decisionais para o tratamento adjuvante.

O Dr. Artur Katz mostrou qual é o tratamento sistêmico do câncer lobular, o uso do tratamento hormonioterápico foi discutido em várias conferencias pelo Dr. Alain Monnier e o Prof. Moise Namer.

As novas drogas foram de forma brilhante analisadas por Prof. Jean Pierre Armand e Li-Ya Ju e o futuro global da oncologia pelo Prof. Thomas Tursz. Os Institutos de câncer (INCA) da França e do Brasil, com o Dr. Luis Santini e Thierry Le Chevalier apresentaram os planos de conduta destes Institutos para seus Paises.

O “ Best of Esmo” programa oficial do ESMO, coordenado pelo Dr. Gilberto e o Dr. Eduardo Cazap da SLACOM foi um sucesso total, com mini conferencias e a apresentação dos trabalhos apenas um mês após da Esmo em Istambul, tendo as presenças dos Prof. John Wagstaff e Thomas tursz.

A II Jornada Franco brasileira de Cirurgia Torácica coordenada pelo Dr. Rui Haddad foi excelente, houve total integração entre os cirurgiões Prof. Phillipe Dartvelle de Paris, os Dr. Rodney Landreneau e Dr. Ricardo Santos de Pittsburg no EUA, e os brasileiros que sejam cirurgiões, radioterapeutas e oncologistas presentes.

A III Jornada Franco Brasileira de Radioterapia teve a presença de 10 convidados internacionais como Prof. Jean Bourhis, chefe do departamento de radioterapia do Institut Gustave Roussy, Pr Jean Pierre Gerard, Diretor do Centre Lacassagne em Nice, Dr. Roberto Orecchia Diretor do Instituto de Tumori de Milão, e inúmeros radioterapeutas brasileiros que lotaram a sala.

A ASCO (American Society of Medical Oncology), a maior Sociedade de Oncologia Clínica do mundo, fez com a Sociedade Franco Brasileira um Simpósio Conjunto sobre o Currículo Global em Oncologia que contou com o presidente da SBOC Dr. Enaldo Melo de Lima, o Inca e a SLACOM Prof. Eduardo Cazap, Dr. Fabrice André, que foi aberto com a conferencia da Dra. Martine Piccart e Dr. Gilberto Schwartsmann, a discussão posterior foi extremamente produtiva, com ideias importantes para a implantação deste currículo no Brasil. Finalizamos com a I Jornada Franco Brasileira de Psicologia Oncológica. Que contou com a Dra. Claudia Bigard, responsável pelo Serviço de psicologia-oncológica do Hospital Pitié Salpêtrière em Paris, que autografou o seu livro “ Vivre Ensemble” em português para falar de Câncer com as famílias e crianças.