A equipe KDOG-BRASIL está trabalhando para tirar proveito do impressionante olfato dos cães para detectar o câncer.
Os cães são atualmente treinados por especialistas para reconhecer o odor específico do câncer de mama. O objetivo desta pesquisa é detectar o câncer em seu estágio inicial.
Este método não necessita do contato entre o animal e o paciente.
Os resultados obtidos na França com esse trabalho, mostraram uma taxa de sucesso, de detecção do câncer de mama pelos cães, de cerca de 90%.
VEJA O PROJETO
(24) 2235.2363
(24) 99959-6499
kdogbrasil@sfbo.com.br
R. Bartolomeu de Gusmão, 54
Centro – Petrópolis/RJ
Cep 25625-190
O trabalho do KDOG-BRASIL visa o diagnóstico do câncer através de odores específicos emitidos pelo corpo humano.
Se trata de compostos orgânicos voláteis emitidos pelo corpo humano. Estes odores são indetectáveis pelos humanos, mas perceptíveis pelo olfato canino. Um cão treinado nessa detecção pode identificar a presença de câncer em tecidos que estiveram em contato com a pele.
A equipe KDOG-BRÉSIL pretende dar continuidade ao trabalho iniciado na França desenvolvendo um método de triagem simples, confiável, não invasivo e acessível para as mulheres que se enquadram no rastreamento de câncer de mama.
O projeto KDOG reúne médicos da SFBO, veterinários e especialistas em cães. Esses profissionais trabalham juntos para melhorar o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama.
Carla Ismael
Chief Executive Officer
Clement Légié
Diretor das Atividades internacionais
Pedro Alexandre Ismael
Projetos Científicos
Christian Domenge
Diretor Científico
Roberta Lopes
Coordenadora Administrativa
Maria Claudia da Rocha Miranda
Projetos Científicos Internacionais
Leandro Lopes
Cinotécnico Responsável
Janaína Cristina Costa Gelli
Médica Veterinária
Teresa Serpa
Secretária Executiva
Os cães têm um olfato que é 100.000 a 1 milhão de vezes mais sensível do que os cheiros humanos, permitindo-lhes distinguir e memorizar cheiros específicos em concentrações mínimas de matéria.
Treinados na detecção, os cães são capazes de detectar o odor característico de um tumor em fluidos corporais como o suor, como já são capazes de fazer em buscas de pessoas desaparecidas, detecção de substâncias ilícitas ou explosivos.
O KDOG treina cães para detectar câncer de mama cheirando um lenço que só entrou em contato com a pele.