CÃES FAREJADORES CONTRA O CÂNCER PROJETO SAIBA MAIS KDOG BRÉSIL

Projeto KDOG Brésil

PROJETO KDOG BRÉSIL RASTREAMENTO PRECOCE DO CÂNCER

KDOG-BRÉSIL é um programa de pesquisa em inovação médica da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, em parceria com o Institut Curie, um dos maiores centros de Oncologia da França, com o objetivo de desenvolver uma técnica simples, barata e não invasiva no rastreamento do câncer de mama, usando o olfato canino.

A equipe KDOG-BRÉSIL está trabalhando para tirar proveito do impressionante olfato dos cães para detectar o câncer. Os cães são atualmente treinados por especialistas para reconhecer o odor específico do câncer de mama. O objetivo desta pesquisa é detectar o câncer em seu estágio inicial. Este método não necessita do contato entre o animal e o paciente. Os resultados obtidos na França com esse trabalho, mostraram uma taxa de sucesso, de detecção do câncer de mama pelos cães, de cerca de 90%.

VEJA O PROJETO

ts-playicon

(24) 2235.2363

kdogbrasil@sfbo.com.br

KDOG Brésil um olhar diferente sobre o
diagnóstico de câncer.

MÉTODO
KDOG

O trabalho do KDOG-BRÉSIL visa o diagnóstico do câncer através de odores específicos emitidos pelo corpo humano. Se trata de compostos orgânicos voláteis emitidos pelo corpo humano. Estes odores são indetectáveis pelos humanos, mas perceptíveis pelo olfato canino. Um cão treinado nessa detecção pode identificar a presença de câncer em tecidos que estiveram em contato com a pele. A equipe KDOG-BRÉSIL pretende dar continuidade ao trabalho iniciado na França desenvolvendo um método de triagem simples, confiável, não invasivo e acessível para as mulheres que se enquadram no rastreamento de câncer de mama.

COORDENADORES DO PROJETO NO BRASIL

O projeto KDOG reúne médicos da SFBO, veterinários e especialistas em cães. Esses profissionais trabalham juntos para melhorar o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama.

membross-CarlaIsmael

Carla Ismael

Médica Oncologista

membros-ClementLegie

Clement Légié

Diretor das Atividades internacionais

membros-PedroIsmael

Pedro Alexandre Ismael

Projetos Científicos

membros-ChristianDomenge

Christian Domenge

Diretor Científico

membros-RobertaLopes-02

Roberta Lopes

Coordenadora Administrativa

membros-LeandroLopes

Leandro Lopes

Cinotécnico Responsável

membros-Janaina-02

Janaína Cristina Costa Gelli

Médica Veterinária

EMPRESAS PARCEIRAS

TREINAMENTO
DOS CÃES

Os cães têm um olfato que é 100.000 a 1 milhão de vezes mais sensível do que os cheiros humanos, permitindo-lhes distinguir e memorizar cheiros específicos em concentrações mínimas de matéria. Treinados na detecção, os cães são capazes de detectar o odor característico de um tumor em fluidos corporais como o suor, como já são capazes de fazer em buscas de pessoas desaparecidas, detecção de substâncias ilícitas ou explosivos. O KDOG treina cães para detectar câncer de mama cheirando um lenço que só entrou em contato com a pele.