PRÊMIO GUSTAVE ROUSSY 2006

PRÊMIO GUSTAVE ROUSSY – 2006

A Sociedade Franco Brasileira de Oncologia escolheu para homenagear e receber a primeira edição do “Prêmio Gustave Roussy” o Professor Thomas Tursz. O Prof. Thomas Tursz é diretor do Instituto Gustave Roussy, o maior Centro de Tratamento e Pesquisa do câncer da Europa. O Prof. Thomas Tursz foi escolhido por unanimidade pela Sociedade pelo imenso trabalho e ajuda que vem desenvolvendo em prol das relações entre a França e o Brasil. Foi o fundador da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia em 2001, é o maior incentivador para a realização dos Congressos Franco Brasileiro de Oncologia, convidando e ajudando a trazer todos os médicos e pesquisadores que abrilhantam a cada vez o nosso congresso. Recebeu por duas vezes a delegação de médicos Brasileiros no Instituto Gustave Roussy, em 2000 e 2005, abrindo literalmente as portas do Hospital para nós, assim como o pavilhão de Pesquisa Básica. Acolhe e ajuda os jovens residentes que vêm para fazer a especialização no Instituto.

Temos agora duas médicas que ficarão lá por um ano com seu apoio. O Prof. Thomas Tursz é um brilhante pesquisador, com inúmeros trabalhos publicados na área de melanoma, sarcoma, vírus Epstein-Barr e novos tratamentos imunológicos. Nasceu na Polônia Cracóvia) em 1946, Interno dos Hospitais de Paris em 1969, nomeado Professor de Medicina da Universidade Paris-Sul em 1986, Chefe do Serviço de Medicina Cancerologica do Instituto Gustave Roussy em 1986; dirigiu o laboratório de Biologia Tumoral do Instituto Gustave Roussy de 1984 a 1996; foi um dos pioneiros na França a utilizar as novas vias terapêuticas, como o uso de interferon e interleucina-2 e foi nomeado Diretor-Geral em 1994 e está até hoje, pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo em prol do Hospital.

Além de modernizar as instalações físicas de atendimento ambulatorial, inaugurou em outubro de 2005 a mais moderna plataforma ambulatorial da Europa, convivendo a patologia, ambulatório e imagem um mesmo anexo, totalmente integrados. Teve a brilhante ideia da fundação Gustave Roussy, que é presidida por Simone Weil, e também do Canceropole de Paris. O Institut Gustave Roussy, com a sua administração, tem cada vez mais se aproximado do ideal concebido pelo seu fundador, o próprio Gustave Roussy, que é nosso prêmio. O Prof. Thomas Tursz é também presidente da Federação dos Centros de Luta Contra o Câncer da França, e o vice-presidente da EORTC (European Organisation for Research and Treatment of Cancer), além de Professor da Universidade de Paris XI. Não podemos esquecer, além do lado científico, que no plano pessoal ele é casado há mais de 30 anos com Anne Tursz, brilhante médica pediatra, Diretora de Pesquisa do INSERM (l’Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale) e que eles têm filho, jovem diplomata atualmente em posto na Polônia.

Caro professor e amigo Thomas Tursz, receba a nossa homenagem, que muito nos honra.

Carlos Antunes

A escultura representativa do “Prêmio Gustave Roussy”, foi criada pelo artista plástico Carlos Antunes, que nasceu no Rio de Janeiro, na década de 60. Inicialmente se interessou por desenho, mas ao longo da carreira fez cursos de pintura, escultura e Educação Artística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Museu de Artes Visuais do Parque Lage. Participou de várias exposições na cidade e na periferia do Rio de Janeiro, como de uma exposição coletiva em outubro de 2005, em Bennes, França. Atualmente leciona em cursos de arte e trabalha com esculturas, pinturas e instalações no ateliê de Santa Teresa, onde também reside.