Prêmio Francisco Xavier Sigaud, que a Sociedade Franco Brasileira de Oncologia instituiu em 2008 com a proposta de homenagear um grande pesquisador brasileiro na área da oncologia. desde então, teve como agraciados personalidades da expressão de Gilberto Schwartsmann, em 2008, e Luisa Villa, em 2010, internacionalmente reconhecida por suas pesquisas com HPV.
O premiado da edição de 2012 foi o oncologista Paulo M. Hoff, diretor geral do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e diretor geral do ICESP, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Otávio Frias de Oliveira”. Hoff é hoje uma das maiores autoridades médicas mundiais em neoplasias gastrointestinais com inúmeros estudos clínicos publicados nos principais periódicos científicos.
José Francisco Xavier Sigaud (1796-1856) foi extremamente relevante para a organização da medicina no Brasil na primeira metade dos Oitocentos. Sigaud refugiou-se no Brasil em 1825, fugindo do ambiente político hostil da Europa na época. Fixou-se no Rio de Janeiro e se tornou conhecido por sua intensa atividade editorial, unindo a atividade de editor científico com a de investigador interessado em explicar a situação sanitária brasileira. em 1829, participou ativamente da fundação da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro.